Amor - UM CAMINHO SOBREMODO EXCELENTE

“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.” (1 Coríntios 13:1-13)

O amor apresentado pelo apóstolo Paulo é o meio de linguagem de Deus. Deus fala e se move pelo amor.   O ser humano só pode amar verdadeiramente porque Deus o amou primeiro (1º João 4:19).
Esse é o amor de Deus, o amor perfeito que ocupará o lugar do amor que será aniquilado. Jesus veio para matar nosso EU (velho homem), aniquilar nosso EU com Ele. O amor do homem e que provém dele mesmo não é amor em sua essência, mas um amor produzido com interesses próprios e só Deus tem a capacidade de sondar o mais intimo do ser humano, avaliando se aquilo que parece ser amor o é mesmo.
Três coisas permanecerão se ficarmos em Jesus, mas por que Paulo diz que dessas três, o maior é o amor? Paulo está falando do amor de Deus, amor eterno e para vida eterna, mas podemos recebê-lo em vida. Não precisaremos da fé e nem da esperança para entrar no céu, mas precisaremos de fé e da esperança para chegar ao céu, por isso precisaremos permanecer em Jesus tendo fé (crendo) que Ele nos salvou e tendo esperança (esperando) em sua volta gloriosa para buscar os que creram. Mas e o amor? Paulo diz que o amor é o maior que tudo,  é a essência de Deus; não poderemos morar no céu sem a essência do Criador. Precisamos permanecer em seu amor, pois esse amor de Deus em nós é o que nos credencia a morarmos com Ele.  Gosto de pensar na ideia de que em nosso passaporte, temos o carimbo (selo) da fé e o da esperança como obra do Espírito Santo e em nosso visto permanente temos o carimbo (selo) do Amor de Deus revelado na pessoa de Jesus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A MULHER PECADORA

INIMIGOS DA ALMA III